Sustentabilidade

Conquistámos uma posição cimeira no setor dos químicos, em Portugal, e construímos alicerces sólidos e íntegros.

A par do nosso potencial, está a inquestionável responsabilidade com o meio ambiente, que acentua o nosso compromisso e exige medidas de sustentabilidade ambiental que promovam a preservação e o reparoveitamento de recursos. Esse compromisso orienta toda a nossa cadeia de valor e determina a forma como operacionalizamos as nossas ações, bem como a abordagem que adotamos com os nossos parceiros.

É nosso objetivo potencializar, de forma crescente e contínua, a política de sustentabilidade, complementando-a oportunamente.

Sabia que produzimos energia solar?

Queremos ser mais sustentáveis, e também mais eficientes, motivando um consumo energético consicente e livre de desperdícios. Encontrámos na energia solar a resposta mais profícua para o nosso propósito e estamos muito perto de abastecer a totalidade das nossas operações a partir dessa fonte.

Em maio de 2018, decidimos dar um passo que marcou a nossa história e, principalmente, a nossa pegada ambiental: instalámos a 1.ª bateria de painéis solares. Entretanto, o crescimento das nossas instalações motivou a instalação de uma 2.ª bateria de painéis solares, em fevereiro de 2023.

Até 31 de janeiro de 2024, já conseguimos economizar ao planeta 43,57 toneladas de CO2, o equivalente a:

1117 árvores

1117 árvores

174 822 km

174 822 km

Privilegiamos o reaproveitamento de taras

Na Quimicalis, promovemos a reutilização do maior número de taras possível. Por isso, e considerando as características que concedem resistência para Reutilização, Reaproveitamento e Reciclagem, damos preferência a estes dois tipos:
  • Tambores metálicos de 200 litros.
  • IBCs de 1000 litros - Intermediate Bulk Container ou Contentor Intermediário para Mercadorias a Granel.

Apostamos na mobilidade elétrica

A política de aquisição de veículos 100 % elétricos, que levamos a cabo desde 2021, conseguiu que, atualmente, 37,5 % da nossa frota ligeira seja constituída por veículos zero emissões.

Com o próximo passo em mente, estamos atentos aos desenvolvimentos que abrangem o transporte de mercadorias, de modo a estender o nosso compromisso, oportunamente.

De ressalvar que, assim como os nossos empilhadores, estes veículos são recarregados com energia elétrica de fonte solar, preferencialmente.