20 Novembro 2024

UFI: conheça o elemento que será obrigatório inserir nos rótulos em 2025

A partir do dia 1 de janeiro de 2025, os rótulos de todos os produtos classificados em termos de risco para a saúde ou perigos físicos deverão ter um identificador único de fórmula (UFI). Tendo em conta o catálogo da Quimicalis, esta regra aplicar-se-á aos rótulos de quase todos os produtos comercializados. 

Com a atenção e antecedência que nos caracterizam, o Departamento Técnico da Quimicalis preparou, já em 2020, a aplicação deste regulamento europeu. Todos os novos produtos criados foram notificados no imediato, e todos os anteriormente notificados no CIAV foram notificados ao longo do prazo previsto, que termina no último dia deste ano. 


O que é o UFI e o que significa para os rótulos dos seus produtos? 

A figurar nos rótulos desde 2020, o código alfanumérico de 16 carateres será obrigatório, a partir do próximo ano, em todos os produtos que contenham uma mistura perigosa.  


O UFI pretende relacionar, inequivocamente, as informações que uma empresa comunica e o produto que coloca no mercado. Por isso, além do UFI, deve, também, comunicar aos centros antivenenos outras informações sobre a sua mistura e os produtos associados: 

  • Composição; 
  • Nome comercial; 
  • Cor; 
  • Embalagem; 
  • Categoria de produto; 
  • Informações toxicológicas. 


O identificador deve ser impresso ou aplicado no rótulo de todos os produtos que contenham misturas perigosas. Nos casos em que os produtos não têm rótulo, como acontece com alguns usados em instalações industriais, o UFI pode ser indicado na ficha de dados de segurança.  


Mais informações sobre o identificador único de fórmula (UFI) aqui.