30 Julho 2024

Manuseia produtos com componentes químicos?

A perigosidade das substâncias com que a Quimicalis trabalha é considerável, pelo que são adotadas estreitas medidas de segurança.  

A par disso, é seu dever, enquanto fornecedor, transmitir aos clientes e potenciais utilizadores dos produtos comercializados normas básicas de segurança, que poderão ser úteis em momentos de maior tensão.  

Se manuseia produtos químicos com componentes perigosos, ou está em situação de poder socorrer algum colega que lide com eles, importa estar consciente das medidas a tomar em caso de acidente - que, não sendo desejável, pode ocorrer.

Além das normas que constam nos produtos comercializados, por via do rótulo, existem outras medidas que podem ser consideradas, dependendo do acidente em questão, que podem ser encontradas nas fichas de dados de segurança. 


Contacto com os olhos

A irritação provocada pelo líquido e/ou vapores faz com que o acidentado tenha dificuldade em manter os olhos abertos, dificultando a sua orientação e deslocação. Assim, auxilie imediatamente a pessoa a dirigir-se para um local onde possa lavar os olhos em segurança e, se necessário, a proceder à lavagem. 

Procurando manter os olhos abertos, deve-se irrigar com água abundante durante, pelo menos, 15 minutos e preferencialmente até o ardor abrandar e ser possível abrir os olhos sem dificuldade. 

Seguidamente, lave a pele atingida, como as pálpebras, com água e sabão neutro. 

Normalmente a irritação desaparecerá progressivamente, sem sequelas. Contudo, caso haja persistência ou note qualquer sintomatologia, recorra a um médico oftalmologista. 


Contacto com a pele

Remover todas as peças de roupa ou calçado contaminados, após encharcá-las com água para remoção da eventual eletricidade estática. 

Caso tenha havido um grande volume projetado ou a área for extensa, é preferível colocar o acidentado imediatamente sob o chuveiro e proceder seguidamente à remoção do vestuário. 

Lavar a fundo toda a área afetada com água abundante e sabão neutro.  

A ação do solvente e da consequente lavagem poderá provocar o desengorduramento da pele, dando origem a dermatites.  

Não aplique qualquer creme nem proceda a nenhum tratamento que não seja receitado por profissional de saúde habilitado. 


Ingestão

Primeiro, não provoque o vómito: o maior perigo da ingestão é a possibilidade de aspiração do líquido para os pulmões em consequência do vómito, podendo causar broncopneumonia ou edema pulmonar (pneumonia química). 

Se a pessoa vomitar espontaneamente, deve deitá-la de lado (posição de segurança) e proteger as vias respiratórias.  

Não administre nada a uma pessoa inconsciente e, preferencialmente, recolha previamente conselho médico antes de dar de beber. 

O mais rápido possível deve-se contactar o número de informação Antivenenos, fornecendo a informação necessária (ficha de segurança/rótulo), nomeadamente o nome da substância ingerida, seguindo escrupulosamente as instruções do profissional de saúde.


Inalação

Remover imediatamente a pessoa para o ar livre ou para local bem arejado. A inalação pode provocar descoordenação motora, dificultando a locomoção e orientação, ou mesmo a narcose com perda de consciência.  

A atmosfera contaminada pode afetar igualmente o socorrista: previna-se com máscara e mantenha-se na zona o mínimo tempo possível.  

Caso haja paragem ou irregularidade respiratória, deve ser aplicada respiração boca a boca. Se respirar, mas estiver inconsciente, deve deitá-la de lado (posição de recuperação).


Queimaduras

Em caso de queimaduras de pequena gravidade e extensão, mergulhar a parte queimada em água fria. Em todos os casos, proteger a zona afetada com um penso esterilizado, de preferência gordo, e conduzir imediatamente a pessoa a um centro especializado. 


Em qualquer caso, consulte imediatamente um médico.